21.2.09

Cinema às Quartas





Na Biblioteca temos uma nova actividade: Cinema às Quartas.
Já tivemos duas sessões e na primeira a lotação esgotou. A segunda sessão teve a concorrência do Baile de Máscaras, mas, ainda assim, a sala ficou bem composta.
Para assistires ao próximo filme em cartaz, dirige-te à Biblioteca e pede o teu bilhete grátis! Não percas tempo, só temos 30 lugares!

Encontro com o autor


No dia doze de Dezembro, a nossa escola recebeu o ilustre autor dos livros da colecção Objectivo Golo, o escritor Nuno Magalhães Guedes.
Este encontro, promovido pelas responsáveis do Clube de Leitura, foi muito animado, tendo o convidado respondido a muitas perguntas que os nosso alunos, do 5º ano ao CEF2, passando por todos os outros anos de escolaridade, lhe colocaram.
A propósito da obra deste autor, os alunos realizaram diversos trabalhos que constam num powerpoint que passou antes de o escritor iniciar a sessão. Vejam as fotos do encontro, mas vejam também os trabalhos, os vossos e os dos vossos colegas.


De pequenino se lê um livrinho

A escola exerce um papel importantíssimo na formação dos jovens leitores, tentando despertar nos seus alunos o prazer da leitura.

Contudo, por mais simpáticos, atenciosos e motivadores que sejam os professores e educadores, nada substitui a relação afectiva entre pais e filhos no momento da leitura.

Infelizmente há costumes que se vão perdendo, como o de contar histórias antes de dormir… E, com a correria do dia-a-dia, nem nos damos conta disso. Esquecemo-nos de como gostávamos de ouvir histórias, de quão importante era para nós esse momento quase mágico de viagem e imaginação.Enquanto o adulto lê e a criança viaja na leitura, cria-se entre eles um laço de cumplicidade.

Há estudos que indicam que ler 30 minutos por dia com uma criança aumenta significativamente a sua competência de leitura, chave para muitas oportunidades.

É caso para dizer:
Ler umas páginas por dia…
Nem sabe o bem que lhe fazia!

Feira do Livro


Nos dias 2, 3,4 e 5 de Dezembro, decorreu na nossa escola a Feira do Livro.
Fomos visitados por quase todos os alunos, professores e funcionários da escola e alguns encarregados de educação também nos fizeram uma visitinha.
Venderam-se muitos livros, provando que os alunos da nossa escola se estão a interessar cada vez mais pela leitura.
Os alunos do CEF2 promoveram um concurso de montras, publicitando muitas das obras que se encontravam à venda na nossa Feira.
O concurso foi um sucesso! A Feira também!
Para o ano há mais! Ficamos à espera da vossa visita!



Dia das Bibliotecas




No dia 27 de Outubro, de acordo com o definido pela RBE, comemorou-se o Dia da Biblioteca Escolar.
A nossa escola não podia deixar passar esta data sem festejar este facto, até porque temos uma Biblioteca muito bonita e muito visitada pelos nossos alunos.
Aconteceu de tudo um pouco: passagem de powerpoints, Hora do Conto com os alunos do 1º ano que estão no BE/CRE todos os dias, pintura de telas e produção de ilustrações, elaboração de um painel sobre Leitura, entre muitas outras actividades.O espaço foi redecorado com recurso a um estendal de livros para nos lembrarmos que um livro é tão importante como a nossa roupa, pois pode agasalhar-nos ou fazer-nos estar na moda!