16.4.10

Dia Mundial da Voz

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Voz. Não nos devemos esquecer que é muitas vezes através dela que comunicamos. O tabaco, o álcool, a poluição, a cafeína, a diferença de temperatura, bebidas quentes e geladas, stresse e especialmente o mau uso vocal, ou seja, gritar, falar muito, falar alto, por exemplo, prejudicam a nossa voz. Aproveitemos este dia para cuidar dela fazendo silêncio na Biblioteca.

15.4.10

Acordo Ortográfico

Ontem, 14 de abril, tivemos o prazer de receber na nossa escola o Professor Doutor Malaca Casteleiro.
O Professor relembrou a importância da Língua Portuguesa no mundo e ajudou-nos a compreender o que precedeu historicamente este último acordo, assinado em 1990, e  em vigor desde 2009 no Brasil e 2010 em Portugal.
O orador realçou os casos mais relevantes, destacando a introdução de três letras no alfabeto português, o uso das maiúsculas, a coexistência de dupla grafia, as alterações na acentuação gráfica e a hifenização.
O nosso convidado teve ainda a generosidade de deixar na nossa biblioteca um livro da sua autoria que explica todos estes aspectos e muito mais. A todos os que são adeptos da internet, aconselhou este sítio para esclarecermos todas as dúvidas.
Foi efetivamente uma ótima sessão, excecionalmente atual.




14.4.10

Dia da Imprensa

Ontem, a nossa biblioteca foi invadida por piratas, corsários e jornalistas que, numa conferência de imprensa mais do que profissional, nos deram a conhecer muitos factos interessantes.
Leiam a entrevista e vejam as fotos de um dia em que os jornais estavam por todo o lado!