22.5.12

José Saramago


O espólio do escritor José Saramago chegou esta segunda-feira, 21 de Maio, à Casa dos Bicos, em Lisboa.
A colecção que reúne documentos, livros, fotografias, manuscritos, cartas e objectos pessoais, estava em Lanzarote, Espanha, residência do Nobel da Literatura antes de falecer a 18 de Junho de 2010.

O espólio será integrado numa exposição permanente, intitulada «A semente e os frutos», na Casa dos Bicos, a partir de Junho, altura em que será inaugurada a nova casa da Fundação José Saramago. 

Perfil do vencedor do Prémio Camões: um homem com aversão à exposição mediática - Cultura - Sol

Perfil do vencedor do Prémio Camões: um homem com aversão à exposição mediática - Cultura - Sol

O vencedor do prémio Camões deste ano, o brasileiro Dalton Jérson Trevisan, nasceu em 1925, em Curitiba, no Sul do Brasil, cidade que inspirou uma série dos seus contos e onde vive, escondido do assédio dos meios de comunicação.
Entre as muitas personagens misteriosas descritas nos seus livros, pode-se dizer que o próprio Trevisan se destaca entre as mais enigmáticas.
Recluso convicto, com enorme aversão à imprensa, sem nunca receber visitas, Trevisan ganhou a alcunha de «Vampiro de Curitiba», nome que deu título a um de seus livros mais conhecidos, lançado em 1965.
«Para se conceber um histórico de Trevisan, é preciso a habilidade das cerzideiras, cosendo retalhos aqui e ali, em uma ou outra reportagem, nas antigas e raras entrevistas», diz o texto a seu respeito, na Editora Record, responsável pela publicação das suas obras desde 1978.
Formado em advocacia, o autor chegou a exercer a profissão durante sete anos. Trabalhou ainda como repórter policial e crítico de cinema. A veia literária, porém, falou mais forte. [...]