11.11.09

O Dia de S. Martinho comemora-se HOJE


Pequena biografia de S. Martinho


São Martinho nasceu no ano de 316 (século IV), na Sabária da Panónia (Hungria).
Era filho de um oficial do Exército Romano.
Aos 12 anos, contra a vontade dos pais, tornou-se cristão. O pai opôs-se terminantemente a essa decisão e alistou-o também no Exército Romano.
Após os acontecimentos narrados na lenda que se segue, S. Martinho abandonou o Exército e fez-se baptizar por Santo Hilário de Poitiers. Entregou-se à vida de eremita, fundando um mosteiro em Ligugé, em França, onde viveu sob a orientação de Santo Hilário. Foi ordenado sacerdote e mais tarde aclamado bispo de Tours (371).
Tornou-se um grande evangelizador da França, fundou mosteiros, instruiu o clero, defendeu a causa dos oprimidos e deserdados.
Morreu no ano de 397.







Lenda do Verão de S. Martinho S. Martinho

Diz a lenda que um cavaleiro romano andando a fazer a ronda, viu um velho mendigo quase nu, cheio de fome e frio.
O dia estava chuvoso e gelado, e o velhinho estava encharcado.
O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena, e com a espada cortou a sua grossa capa ao meio. Depois deu metade da capa ao mendigo e partiu. Passado pouco tempo, a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol.
É por isso que ainda hoje, pela altura de S. Martinho, um sol radioso costuma aparecer e o povo chama a estes dias “ Verão de S. Martinho”.






Curiosidade

A ligação do Dia de S: Martinho ao vinho decorre da altura do ano em que S. Martinho morreu, na data que ficou consagrada em sua memória (11 de Novembro).
Depois das vindimas, feitas em Setembro ou no início de Outubro, o vinho ferve nos lagares e depois nos pipos e nas cubas, sendo assim o dia de São Martinho, o apropriado para se fazerem as primeiras provas. Ao vinho novo juntam-se as castanhas assadas e assim se celebram os magustos, reunindo familiares e amigos.
Este é portanto um tempo de convívio e de amizade.

Sem comentários:

Enviar um comentário