24.11.09

Mais uma bela história

Hoje recebemos a visita dos alunos da escola do Tojal. Vieram ouvir as histórias da professora Ana Rita, desta vez contos de Natal. Apesar da timidez inicial, os alunos demonstraram muito entusiasmo e cantaram afinadamente.


12.11.09

Bemposta na escola sede

Na passada terça-feira, os alunos do 1º ciclo da Bemposta vieram ouvir cantar histórias. Divertiram-se muito e demonstraram algum talento nesta arte.
A professora cantou a lenda de São Martinho e muitas histórias pequenas de bichos pequenos...





Participa. Ganha prémios fabulosos!






11.11.09

Livro do Mês

O CASAMENTO DA MINHA MÃE
de Alice Vieira

Uma jovem modelo engravida sem o desejar. “Não tenho vida para ter filhos”, dizia.

O bebé nasce e a mãe não abdica da carreira.
Logo que nasce, a criança é entregue a uma familiar (D. Elisa).
Vera recordará sempre aquela casa com pátio, onde um dia Dona Elisa fez uma fogueira de todos os seus sonhos.
Crescer longe dos pais é difícil e difíceis vão ser os primeiros anos de Vera.
Um dia a mãe decide casar e Vera vai ao seu casamento…
Entre os convidados, todos desconhecidos, aparece alguém …
Alguém capaz de modificar a vida de Vera.
Para melhor?
Para pior?
Lê e descobre quem ...


ALICE VIEIRA


BIOGRAFIA


Alice Vieira nasceu em Lisboa, em 1943.
Em 1958 iniciou a sua colaboração no Suplemento Juvenil do Diário de Lisboa.
Em 1967 concluiu a licenciatura em Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Em 1969 passou a dedicar-se ao jornalismo, trabalhando primeiro no Diário Popular e de seguida no Diário de Notícias, no qual coordenou um suplemento chamado “O Catraio”.
Colaborou ainda num programa televisivo intitulado “Jornalinho”.
Em 1979 escreveu o romance para jovens Rosa, Minha Irmã Rosa, o qual foi premiado com o Prémio de Literatura Infantil “Ano Internacional da Criança”, editado pela Caminho.
Na actualidade Alice Vieira dedica-se apenas ao trabalho literário.
É conhecida pelas crónicas que publica em jornais e revistas.
Frequentemente é convidada para palestras e encontros com jovens, em escolas e bibliotecas.
Talvez consigas conhecê-la em breve.

O Dia de S. Martinho comemora-se HOJE


Pequena biografia de S. Martinho


São Martinho nasceu no ano de 316 (século IV), na Sabária da Panónia (Hungria).
Era filho de um oficial do Exército Romano.
Aos 12 anos, contra a vontade dos pais, tornou-se cristão. O pai opôs-se terminantemente a essa decisão e alistou-o também no Exército Romano.
Após os acontecimentos narrados na lenda que se segue, S. Martinho abandonou o Exército e fez-se baptizar por Santo Hilário de Poitiers. Entregou-se à vida de eremita, fundando um mosteiro em Ligugé, em França, onde viveu sob a orientação de Santo Hilário. Foi ordenado sacerdote e mais tarde aclamado bispo de Tours (371).
Tornou-se um grande evangelizador da França, fundou mosteiros, instruiu o clero, defendeu a causa dos oprimidos e deserdados.
Morreu no ano de 397.







Lenda do Verão de S. Martinho S. Martinho

Diz a lenda que um cavaleiro romano andando a fazer a ronda, viu um velho mendigo quase nu, cheio de fome e frio.
O dia estava chuvoso e gelado, e o velhinho estava encharcado.
O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena, e com a espada cortou a sua grossa capa ao meio. Depois deu metade da capa ao mendigo e partiu. Passado pouco tempo, a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol.
É por isso que ainda hoje, pela altura de S. Martinho, um sol radioso costuma aparecer e o povo chama a estes dias “ Verão de S. Martinho”.






Curiosidade

A ligação do Dia de S: Martinho ao vinho decorre da altura do ano em que S. Martinho morreu, na data que ficou consagrada em sua memória (11 de Novembro).
Depois das vindimas, feitas em Setembro ou no início de Outubro, o vinho ferve nos lagares e depois nos pipos e nas cubas, sendo assim o dia de São Martinho, o apropriado para se fazerem as primeiras provas. Ao vinho novo juntam-se as castanhas assadas e assim se celebram os magustos, reunindo familiares e amigos.
Este é portanto um tempo de convívio e de amizade.

9.11.09

Bibliopaper


Na última semana de Outubro, todas as turmas do 2º e 3º ciclo foram convidadas a vir até à Biblioteca para realizarem uma série de actividades relacionadas com as diferentes áreas que podem encontrar neste espaço.
À excepção da turma C do sétimo ano, todas as outras vieram e divertiram-se enquanto aprendiam poemas, encontravam amigos perdidos em África ou localizavam no tempo invenções e descobertas.
Foi uma semana muito animada.
Parabéns à equipa ganhadora (7ºB).




Texto do mês (Outubro)


A Terceira Guerra Mundial na Biblioteca

Há muito, muito tempo atrás, houve uma guerra entre duas grandes partes da História Mundial na Biblioteca de Coimbra.
Os livros da biblioteca tinham ganho vida e iniciado essa batalha. Os livros de História da América iam atacar os livros de Literatura Alemã.
Os livros alemães desmancharam cadeiras e mesas e com elas fizeram pequenos fortes de protecção.
Ambas as equipas estavam preparadas para a guerra e, às 8h37m, começaram o ataque.
Metralhadoras disparavam palavras e, sempre que acertavam num livro adversário, este perdia uma das suas histórias.
Artilharias disparavam “ós” para o território inimigo. Bombas terríveis!
Havia também armas que disparavam “ís” com acentos afiados que trespassavam as folhas em que tocavam, destruindo-as completamente.
Pequenos aviões de madeira largavam palavras grandes como “disciplina” e “desenvolvimento” que provocavam grandes explosões.
Também havia tanques que lançavam “ls” enormes a uma grande distância e causavam o caos. Havia folhas por toda a parte e a história da América misturava-se com a da Alemanha.
Esta batalha durou muitos e longos anos. Morreram cerca de trinta e cinco mil livros e desta desgraça não restou quase nada.
As bibliotecas ficaram mais pobres mas, aos poucos, novas histórias acontecem no mundo e novas páginas se enchem de saber.

Tiago Sousa
6º B





20.10.09

Texto do Mês (Setembro)

Os nossos alunos surpreendem-nos muitas vezes com os seus excelentes trabalhos. E , por vezes, têm momentos de inspiração. A Sofia teve um momento assim e escreveu-nos este texto extraordinário que partilhamos aqui para que todos possam  ser inspirados também.


"Quem tem boca vai a Roma, quem fala línguas vai onde quer”



  

As línguas são uma magia completa. São tão importantes como a Natureza, porém temos que aprendê-las.


O Português - é uma língua como uma flor, se o aprendermos e se nos  esforçarmos, ela floresce, mas se não lhe dermos valor ela
acaba por morrer!

O Inglês – é uma língua como o vento. É falada em todo o Mundo. Dela depende quase toda a nossa vida profissional.

O Espanhol  - é uma língua como o amor, parece fácil mas engana bem, é preciso decorá-la!

O Francês – é uma língua como a imaginação, é difícil mas também é muito importante, falá-la é como jogar um jogo.


Não falo de todas as línguas

mas sei que existem muitas mais

um dia hei-de aprendê-las

e dar essa alegria aos meus pais.
 Sofia Nicolau    5º D

9.10.09

Prémio Nobel da Literatura

Já sabemos quem recebeu este ano o prémio Nobel da Literatura. Lê a notícia do Público para saberes um pouco mais sobre esta escritora.
 

 
O Prémio Nobel da Literatura foi atribuído este ano à escritora alemã de origem romena Herta Müller, de 56 anos.

A Academia sueca sublinha que Herta Müller consegue, "com a densidade da sua poesia e a franqueza da sua prosa, retratar o universo dos desapossados".
Müller é autora de livros como “O homem é um grande faisão sobre a terra”, editado em Portugal pela Cotovia, e “A terra das ameixas verdes”, publicado a nível nacional pela Difel.
Nascida a 17 de Agosto de 1953, na aldeia de Nitzkydorf, perto de Timisoara, na Roménia. Estudou alemão e literatura romena na sua terra natal e trabalhou depois como tradutora numa fábrica de Timisoara, antes de ser demitida das suas funções em 1979 por se ter recusado a colaborar com a polícia política de Nicolae Ceaucescu.
Müller acabou por abandonar o seu país em 1987 para ir para a Alemanha com o marido, o também escritor Richard Wagner. Para trás deixou uma longa luta perdida pela publicação dos seus trabalhos frontalmente críticos ao regime totalitário de Ceausescu, que acabaria por ser derrubado dois anos depois de Müller sair da Roménia.
Em 1984 foi distinguida com o Prémio Aspekte e onze anos depois recebeu o prémio europeu de literatura Aristeion e foi eleita para a Academia Alemã para Língua e Poesia. Em 1998, recebeu o prémio irlandês IMPAC, no ano seguinte o Prémio Franz Kafka. Em 2003, foi galadoarda com o prémio Joseph Breitbach de literatura alemã, em 2004 com o prémio de literatura da Fundação Konrad Adenauer e, em 2006, com o Prémio Würth de literatura europeia.
A notícia da distinção com o Prémio Nobel da Literatura 2009 apanhou desprevenida a escritora alemã. “Estou surpreendida e ainda nem acredito, de momento não posso dizer mais nada”, disse Herta Müller num comunicado divulgado pela Hanser Verlag, a editora da romancista.

Última actualização às 15h30
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1404218

8.10.09

O LIVRO DO MÊS


O QUE EU QUERO SER...

Numa escrita rimada, apropriada aos mais pequenos,esta obra fala de diversas profissões: bombeiro, médico, astronauta, maquinista, professor, modelo, futebolista...
Mas és tu quem vai decidir O QUE QUERES SER!
Vem à BECRE saber mais sobre este livro e o seu autor, José Jorge Letria.


6.10.09

Canta-me histórias...


Começou hoje uma nova actividade na BE/CRE - Canta-me histórias..., dinamizada pela professora Ana Rita. 
Os alunos da turma 1 da EBI Bucelas vieram ouvir cantar Histórias Pequenas de Bichos Pequenos, de Álvaro Magalhães. E se os nossos alunos já gostam de ouvir contar histórias, imaginem o entusiasmo da pequenada quando puderam cantar e fazerem eles próprios parte da história.
No fim, actividades divertidas sobre os pequenos bichos das histórias. Continua na próxima semana!

Estás no 5º ano? Ganhaste um livro!!



Pois é... este ano começou em grande!

Todos os alunos do 5º ano da nossa escola vieram à Biblioteca com os seus directores de turma e ficaram a conhecer as potencialidades deste espaço e a forma como funciona.

Mas o que causou mais entusiasmo nestes jovens alunos foi a surpresa que reservámos para o fim: a todos os alunos foi oferecido um livro - cortesia do Plano Nacional de Leitura!
Depois da visita guiada, fizemos um sorteio e foi fantástico apercebermo-nos da ânsia até saber qual seria o seu, dos sorrisos quando o recebiam, da vontade de começar a lê-lo.

Todos sairam satisfeitos, prometendo que, logo que acabassem a leitura, viriam contar-nos as diferentes histórias. Ficamos à vossa espera!

11.6.09

Encontro com a escritora Margarida Santos


Aconteceu na BECRE, no dia 7 de Maio, o encontro com a escritora Margarida Fonseca Santos, promovido pelo Clube da Leitura.

O espaço da BECRE ficou repleto de jovens estudantes para ouvirem a escritora falar de si e da sua escrita e para entregar os prémios do concurso “Texto do Mês”. Da sua história pessoal retivemos ideias importantes; a mais importante foi talvez ouvir que os escritores não nascem escritores, pois podemos só muito tarde na vida descobrir que nascemos para escrever. Ainda mais interessante é apercebermo-nos que isto pode acontecer a qualquer pessoa, com uma outra profissão qualquer. Houve quem ficasse profundamente emocionado…

Quem gosta de escrever não tem de forçosamente ser escritor famoso, há imensas possibilidades para aplicar este talento.

Vejam o blogue da escritora.


From Filmes

10.6.09

“Conta-me Histórias…”


Histórias, histórias, a vida é feita de histórias… Numas somos intervenientes, noutras espectadores. E há histórias que podemos contar. É o que acontece na iniciativa “Conta-me Histórias…”, organizada pela BECRE. Consiste em disponibilizar voluntários (professores, funcionárias dos serviços de secretaria e até alunos) que durante os meses de Maio e Junho lêem histórias para os alunos do 1º ciclo. E assim as histórias geram novas histórias…

From Conta-me Histórias...

Encontro com o autor António Torrado

A BECRE promoveu mais um encontro com um autor: António Torrado (para saberem quem é, cliquem, por exemplo, aqui). Aconteceu em Fevereiro. As fotos atestam bem a satisfação de todos. Resta-nos agradecer ao autor, aos alunos participantes e aos professores, pois é graças a eles que aconteceu mais um dia memorável. António Torrado colabora no projecto História do Dia, acedam aqui e leiam ou oiçam as histórias).


21.2.09

Cinema às Quartas





Na Biblioteca temos uma nova actividade: Cinema às Quartas.
Já tivemos duas sessões e na primeira a lotação esgotou. A segunda sessão teve a concorrência do Baile de Máscaras, mas, ainda assim, a sala ficou bem composta.
Para assistires ao próximo filme em cartaz, dirige-te à Biblioteca e pede o teu bilhete grátis! Não percas tempo, só temos 30 lugares!

Encontro com o autor


No dia doze de Dezembro, a nossa escola recebeu o ilustre autor dos livros da colecção Objectivo Golo, o escritor Nuno Magalhães Guedes.
Este encontro, promovido pelas responsáveis do Clube de Leitura, foi muito animado, tendo o convidado respondido a muitas perguntas que os nosso alunos, do 5º ano ao CEF2, passando por todos os outros anos de escolaridade, lhe colocaram.
A propósito da obra deste autor, os alunos realizaram diversos trabalhos que constam num powerpoint que passou antes de o escritor iniciar a sessão. Vejam as fotos do encontro, mas vejam também os trabalhos, os vossos e os dos vossos colegas.


De pequenino se lê um livrinho

A escola exerce um papel importantíssimo na formação dos jovens leitores, tentando despertar nos seus alunos o prazer da leitura.

Contudo, por mais simpáticos, atenciosos e motivadores que sejam os professores e educadores, nada substitui a relação afectiva entre pais e filhos no momento da leitura.

Infelizmente há costumes que se vão perdendo, como o de contar histórias antes de dormir… E, com a correria do dia-a-dia, nem nos damos conta disso. Esquecemo-nos de como gostávamos de ouvir histórias, de quão importante era para nós esse momento quase mágico de viagem e imaginação.Enquanto o adulto lê e a criança viaja na leitura, cria-se entre eles um laço de cumplicidade.

Há estudos que indicam que ler 30 minutos por dia com uma criança aumenta significativamente a sua competência de leitura, chave para muitas oportunidades.

É caso para dizer:
Ler umas páginas por dia…
Nem sabe o bem que lhe fazia!

Feira do Livro


Nos dias 2, 3,4 e 5 de Dezembro, decorreu na nossa escola a Feira do Livro.
Fomos visitados por quase todos os alunos, professores e funcionários da escola e alguns encarregados de educação também nos fizeram uma visitinha.
Venderam-se muitos livros, provando que os alunos da nossa escola se estão a interessar cada vez mais pela leitura.
Os alunos do CEF2 promoveram um concurso de montras, publicitando muitas das obras que se encontravam à venda na nossa Feira.
O concurso foi um sucesso! A Feira também!
Para o ano há mais! Ficamos à espera da vossa visita!



Dia das Bibliotecas




No dia 27 de Outubro, de acordo com o definido pela RBE, comemorou-se o Dia da Biblioteca Escolar.
A nossa escola não podia deixar passar esta data sem festejar este facto, até porque temos uma Biblioteca muito bonita e muito visitada pelos nossos alunos.
Aconteceu de tudo um pouco: passagem de powerpoints, Hora do Conto com os alunos do 1º ano que estão no BE/CRE todos os dias, pintura de telas e produção de ilustrações, elaboração de um painel sobre Leitura, entre muitas outras actividades.O espaço foi redecorado com recurso a um estendal de livros para nos lembrarmos que um livro é tão importante como a nossa roupa, pois pode agasalhar-nos ou fazer-nos estar na moda!