4.10.11

Chapéu Mágico

O Chapéu Mágico é uma peça concebida para infância que integra diferentes linguagens cénicas. A utilização de fantoches que se desdobram, através da magia, em personagens de carne e osso, projectam as crianças para o universo do fantástico. A música e a dança são elementos facilitadores na interacção com o público, um dos objectivos fundamentais a atingir. O contexto da acção é divertido e nele intervêm actores/ fantoches, um macaco cientista e um papagaio misterioso.
in http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/teatro/palco.php?p=5

Concurso PORDATA | RBE [2011-12]

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares lança o Concurso PORDATA RBE. A edição 2011-12 conta com a colaboração da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP).
O concurso de 2011-12 está aberto a todas as escolas com ensino secundário da rede pública e escolas privadas representadas na AEEP.
Para concorrer, as escolas deverão dinamizar e apoiar a elaboração de trabalhos curriculares, tendo por fonte principal de informação a base de dados PORDATA e enviar-nos o melhor trabalho da escola, selecionado internamente pelos professor orientador e professor bibliotecário, até 24 de março de 2012.
Paralelamente ao concurso, será organizado um programa de ações de formação para o uso da PORDATA, o qual será prioritariamente dirigido às escolas com ensino secundário não contempladas no plano de formação de 2010-11. As ações terão por destinatários o professor biliotecário da escola/ agrupamento e um pequeno grupo de alunos/ professores interessados em desenvolver trabalhos curriculares a partir da PORDATA.

Ofício de abertura [PDF]
Regulamento [PDF]
Itens para apreciação dos trabalhos [PDF]
Referências e citações bibliográficas [PDF]
Folheto concurso [PDF] [JPG]
Cartaz [PDF] [JPG]
Veja também: Concurso Pordata RBE [2010-11]
in http://rbe.min-edu.pt/np4/358.html

Escola, escrita, cinema

Os ministérios da educação dos países da Organização dos Estados Ibero-americanos – OEI convidam os alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico (12 a 15 anos), das escolas da rede pública, a produzir histórias/ relatos para a elaboração de guiões e para a realização de curtas-metragens. Este concurso propõe-se estimular a produção escrita nas crianças e adolescentes, contribuindo para um pleno desenvolvimento das ideias e dos afetos, através da expressão do pensamento. Pretende-se, ainda, aproximar as indústrias culturais da escola, nomeadamente o cinema. O projeto enquadra-se no compromisso assumido pelos governos com as respetivas metas educativas. Esta iniciativa integra um conjunto de ações desenhadas dentro do Programa para o fortalecimento das línguas ibero-americanas na educação.
in http://rbe.min-edu.pt/np4/367.html
Regulamento do concurso [PDF]
Calendário [PDF]
Logótipo [PNG] [TIF]
Materiais de apoio ao concurso [URL]