26.1.11

Disponível nova versão beta do Firefox 4 - Sol



Disponível nova versão beta do Firefox 4 - Sol





Espólio de Sophia de Mello Breyner Andresen é hoje doado à Biblioteca Nacional


ERTE/PTE : 2º Webinar "Da informação ao Conhecimento"

ERTE/PTE : 2º Webinar "Da informação ao Conhecimento"

O Professor João Correia de Freitas fez uma apresentação clara e objectiva sobre como utilizar as TIC nas nossas escolas.
Propõe que o crescimento das TIC se faça com base nos 6 is (2+3+1):
Informar
Investigar
Informatização
Integração
Inovação
Infectar
Os professores deverão actualizar-se constantemente (informando-se, investigando), deverão adquirir competências na informatização (ex: digitalizar documentos), para poder integrar estes recursos nas suas aulas, se possível de forma inovadora (digitalizar um documento ou fazer um powerpoint, versão actual do acetato, não é inovar!, por mais bem feito que esteja).
E, por último, mas não menos importante, deverão infectar ou seus pares, ou seja, «passar palavra», partilhar com os colegas as suas experiências, os seus erros, num apoio mútuo que se pretende facilitador do uso das tecnologias.
O Professor falou ainda do e-learning (não confundir com ensino à distância) como escola do futuro, lembrando que a Escola do Futuro é hoje!

25.1.11

Grande ©

O Grande © está de volta com a 2ª edição, desafiando professores e alunos a serem criadores. Promovido pela Associação para a Gestão da Cópia Privada (AGECOP), com o apoio dos ministérios da Cultura e da Educação, designadamente a DGIDC e a RBE, o Grande C tem como principal objectivo contribuir para a sensibilização e literacia do público mais jovem em relação ao Direito de Autor e Direitos Conexos, através da criação de obras originais.
Para demonstrar que as obras resultam de uma combinação de talento com muito trabalho e que a criatividade tem de ser valorizada e protegida, o Grande © desafia os jovens a verem o outro lado da produção das obras e a experimentarem ser criadores. Através de uma abordagem pedagógica e prática, alunos e professores são convidados a criar as suas próprias obras originais concorrendo a uma ou várias categorias a concurso: música, letra, design de capa, vídeo, escrita criativa, fotografia e media.
O sítio do Grande © disponibiliza um conjunto de ferramentas de apoio aos alunos na realização dos seus trabalhos e diversos materiais pedagógicos e planos de aulas para abordagem dos temas da protecção da criatividade e dos Direitos de Autor e Conexos.
O prémio para as obras vencedoras consiste na respectiva produção/edição e na sua divulgação. Os direitos resultantes da comercialização das edições, caso a mesma seja viabilizada através de parcerias, revertem na íntegra para os criadores das obras.
A inscrição pode ser feita até 31 de Março de 2011; as obras originais devem ser entregues até 21 de Abril de 2011.
http://www.rbe.min-edu.pt/np4/906.html

BOM PORTUGUÊS

Concluem ou concluiem?


A forma correcta é concluem.


É a terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo concluir e, tal como acontece com outros verbos terminados em -uir, escreve-se sem i.