7.1.11

“O Bobo”

Era uma vez uma corte, não muito distante, onde vivia um Bobo chamado Dom Bibas. Dom Bibas era um Bobo muito engraçado e coscuvilheiro e ouvia tudo... tudo... tudo... mas mesmo tudo o que se passava na corte. Nesse reino, quem governava era D. Teresa, o conde D. Henrique e o filho chamado D. Afonso Henriques.
Quando o conde morreu, apareceu logo um espanhol interessado em D. Teresa, mas o filho dela não gostava muito dele pois achava que ele era interesseiro. Mas a D. Teresa estava apaixonada e não ouvia ninguém.
A sobrinha de D. Teresa chama-se Dulce e fizeram-lhe casamento com um conde espanhol mas ela gostava era do amigo de D. Afonso Henriques, Egas Moniz. O amigo de Afonso também gostava dela.
Começou a haver muitos conflitos lá na corte pois alguns apoiavam a D. Teresa e outros apoiavam D. Afonso Henriques. O Bobo, como era coscuvilheiro, ouvia o que se passava e contava a Afonso Henriques. Mas, um dia, foi descoberto pelos inimigos e bateram-lhe com um chicote.
Houve uma grande batalha entre D. Teresa e o filho D. Afonso Henriques, a batalha de S. Mamede, e essa batalha foi ganha por D. Afonso Henriques e pelos seus apoiantes. Egas Moniz aproveitou a batalha e matou com uma espada o prometido de D. Dulce. D. Dulce ficou triste e acabou por morrer de desgosto, pois gostava de Egas Moniz mas estava prometida a outro. Egas Moniz também acabou por morrer.
Dessa batalha nasceu o condado de Portugal.
O Bobo, D. Bibas, é que sobreviveu e continuou a fazer as pessoas rir até à sua morte.

Ana Filipa Félix
T8 - 3º Ano

Sem comentários:

Enviar um comentário