12.1.11

O Bobo

Durante muito tempo, D. Bibas ensinou a Bonamias e a Acompaniado tudo o que sabia sobre a arte de ser bobo. Eles foram bons alunos e aprenderam muito com a experiência de D. Bibas.
Passados alguns anos, chegaram a bobos da corte real de D. Sancho I.
D. Sancho I casou com D. Maria e tiveram duas raparigas. Como elas não tinham pretendentes, pois não eram nada bonitas, e os reis estavam muito contentes com os bobos, permitiram que eles casassem com as suas filhas. Mas o tempo passou e, quando os bobos da corte real ficaram velhos, foram despedidos. Nem mesmo o facto de serem casados com as filhas do rei os salvou.
D. Sancho I e a sua mulher Maria andavam aborrecidos porque não existiam mais bobos e eles não sabiam o que fazer. Um dia, o senhor Elias, conselheiro real, foi assaltado, ficou sem dinheiro e perdeu o seu lugar na corte. Como já era velho, não sabia o que fazer e, para ganhar algum dinheiro, tornou-se bobo da corte de um reino muito distante e teve muito sucesso. Toda a gente comentava sobre este novo bobo que já tinha sido conselheiro real …
Quando D. Sancho I e D. Maria ouviram essa notícia, pensaram em contratá-lo de novo mas desta vez para um trabalho diferente. Agora o senhor Elias seria o novo bobo da corte.


Marco Fialho e Ricardo Araújo
Turma 4 – 4º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário